Entrevista com o Vampiro

O LIVRO

Nome original: Interview with the Vampire

Autora: Anne Rice

Ano/País: 1976, EUA

Achei: ótimo

Um jovem jornalista foi convidado a registrar a história de um homem que alega ser um vampiro. Cético a princípio, ele passa a acreditar conforme a narrativa avança. Louis, o vampiro, era um humano no século XVIII para quem a vida não guardava nenhum sentido. Até ele encontrar Lestat e por ele ser seduzido e transformado. Ambos passam a viver juntos, mas a personalidade distorcida de Lestat e o apego de Louis à sua humanidade perdida geram conflitos constantes. A história de Louis é a de um vampiro que encara sua imortalidade como uma maldição que terá que suportar pela eternidade.

Entrevista com o Vampiro se diferencia de outros livros do gênero pela complexidade de suas personagens: presas a relações contraditórias de amor e ódio, vítimas de angústias existenciais, enigmáticas de tão complexas ou então mesquinhas e vazias como suas vidas sem sentido a se estender indefinidamente. Trata-se com certeza de um livro de personagens, muito mais do que baseado numa trama elaborada ou uma reflexão sobre a imortalidade.

Onde encontrar: não é difícil encontrá-lo à venda em lojas online, com preços entre R$30 e R$40. Recomendo a edição da Rocco, com tradução de Clarice Lispector.

O FILME

interview_with_the_vampire-2Nome original: Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles

Gêneros: Drama, Terror

Ano: 1994

Achei: ótimo

O filme é uma adaptação muito bem feita do livro, apesar das limitações que o formato e o tempo impuseram. Alguns eventos foram suprimidos, muita coisa foi “suavizada” e os personagens não são tão aprofundados quanto os do livro. Ainda assim, a essência está lá. A execução também é ótima, pelos figurinos e ambientação, mas principalmente pelas interpretações. Nomes famosos, como Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas tem atuações bem acima da sua média. Vale destacar também a atuação de Kirsten Dunst, que anos mais tarde ficaria famosa como a Jean Grey dos filmes do Homem-Aranha, como a complexa Claudia.

Onde encontrar: esse filme pode ser difícil de encontrar, pois foi lançado há muito tempo. Para quem não conseguir comprar ou alugar, seguem os links para download.

Filme (torrent)

Legendas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: